Category: Direitos do Trabalhador

Atacadão do Grupo Carrefour pretende ampliar em 2021

Atacadão é um hipermercado Brasileiro. Foi criada por Alcides Parizotto e, em seguida, tornou-se propriedade da Família Lima e dos executivos Farid Curi e Herberto Uli Schmeil. Em 2007, foi comprado pelo Carrefour por R$ 2,2 bilhões de Reais. Em 2010, a empresa conta com 102 lojas e 7 centros de distribuição em 26 estados brasileiros. Para 2021, a meta é crescer ainda mais do que já expandiram em 2020 – isso já se justifica pelo portal Atacadão Trabalhe Conosco que está abrindo vagas para emprego em várias categorias e unidades da rede atacadista.

Atacadao é a rede de distribuição dos fornecedores do Grupo Carrefour Brasil. Líder neste segmento, opera 187 lojas em todo o Brasil e 28 Centros de atacado no final de 2019. Suas vendas brutas para 2019 foram cerca de 42 bilhões de reais.

A empresa compete com Assaí Atacadista, agora propriedade da GPA, Roldão e Makro. A Atacadão também dirige hipermercados em 2012 para a Colômbia, Argentina e Marrocos, onde está presente junto com sua empresa-mãe Carrefour.O Grupo Carrefour Brasil assinou um acordo com a Makro Atacadista SA para adquirir 30 lojas de Cash & Carry no Brasil, acelerando a expansão de seu crescente formato Atacadão.

Crescimento da rede Atacadão no Brasil

A aquisição envolve 30 lojas (incluindo o imóvel de 22 delas, que são totalmente propriedade, e outras 8 lojas alugadas) e 14 postos de gasolina, localizados em 17 estados em todo o Brasil1. A transação é avaliada em 1,95 bilhões de reais 2, a ser pago em dinheiro.

As 30 lojas, totalizando 165.000 metros quadrados de área de vendas, publicaram vendas brutas de cerca de 2,8 bilhões de Reais em 2019 e oferecem forte complementaridade geográfica com a rede Atacadão existente. A aquisição permitirá à Atacadão expandir sua presença, principalmente no estado densamente povoado do Rio de Janeiro (7 lojas) e na região Nordeste (8 lojas). As novas lojas irão adicionar à rede existente da Atacadão de 187 lojas, enquanto a empresa também continua o seu forte crescimento orgânico.

O Carrefour planeia converter estas lojas para a sua bandeira do Atacadão durante os 12 meses seguintes ao encerramento da transação. Assim, os clientes poderão beneficiar dos preços e da oferta da Atacadão e dos serviços financeiros bem sucedidos do Grupo Carrefour Brasil.

Com base no modelo Atacadão, o Carrefour espera que as vendas aumentem mais de 60% e que a estrutura de custos seja otimizada, permitindo atingir gradualmente níveis de rentabilidade próximos dos da rede Atacadão existente.

Alexandre Bompard, Presidente e CEO do Carrefour Group, declarou:

“Esta transação é a mais significativa mudança do Carrefour Group no Brasil desde a aquisição da Atacadão em 2007. Sublinha o nosso forte compromisso em expandir os nossos formatos de crescimento, em linha com o plano de transformação Carrefour 2022. Com esta transação, ampliamos ainda mais a nossa presença no mercado brasileiro, o segundo maior do grupo depois da França.”

Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, acrescentou: “esta transação representa um acelerador de crescimento para Carrefour no Brasil. Com esta aquisição, a Atacadão reforçará sua pegada e consolidará ainda mais sua presença no Brasil. Combinado com o nosso ritmo de crescimento orgânico, com 20 novas lojas da Atacadão abertas em 2019, esta aquisição corresponde a um ano e meio de expansão e é um passo significativo para o Grupo Carrefour Brasil.”

O fechamento da transação continua sujeito a certas condições usuais, nomeadamente o Acordo dos proprietários das propriedades arrendadas e a aprovação pelo CADE, a autoridade anti-corrupção brasileira.

A sociedade manterá os seus acionistas e o mercado em geral informados da conclusão da transação.

Sobre O Grupo Carrefour

Com uma rede multi-formato de mais de 12.000 lojas em mais de 30 países, o Carrefour é um dos principais varejistas de alimentos do mundo. O Carrefour registou vendas brutas de 80,6 mil milhões de euros em 2019. Tem mais de 360 mil funcionários que ajudam a tornar Carrefour o líder mundial na transição alimentar para todos, proporcionando a todos o acesso a alimentos de alta qualidade e acessíveis todos os dias, não importa onde estejam.

O Grupo Carrefour Brasil é o maior varejista do Brasil e opera mais de 690 pontos de venda. Com vendas brutas de R$ 62 bilhões em 2019 e mais de 87.000 funcionários, Carrefour é um dos maiores empregadores privados do país.

Como é trabalhar num supermercado – Funções e Hierarquia

As Mercearias, às vezes chamadas de Supermercados, dependem de funcionários que executam uma série de trabalhos para funcionar sem problemas. Em grandes supermercados, os funcionários podem ter papéis especializados dentro de um determinado departamento. Em lojas mais pequenas, os empregados individuais, por vezes, realizam vários tipos de trabalhos em um supermercado em qualquer turno. Por exemplo, se as linhas de saída de repente ficar muito longo, o gerente pode transferir funcionários de estoque para uma caixa registadora.

Trabalhar no mercado como Caixa

Caixa é um cargo de trabalhador de supermercado comum. O trabalho deles envolve fazer compras para os clientes. Os itens com códigos de barras devem ser digitalizados, enquanto outros itens, como os produtos, devem ser pesados ou contados. Quando os clientes pagam com dinheiro, os caixas devem fazer a mudança correta. Os caixas devem ser treinados para usar o software específico da loja em que trabalham. Os caixas devem também prestar um excelente serviço ao cliente, respondendo a perguntas e fornecendo ajuda de forma amigável.

Fazer compras

Os saqueadores colocam as compras dos clientes em sacos de papel, plástico ou de tecido reutilizável. Baggers devem ter o cuidado de Dobrar sacos de itens pesados, e para organizar Sacos de modo que itens facilmente quebráveis, tais como ovos e itens que podem ser esmagados, como o pão, são seguros.

Os saqueadores também devem usar sacos de congelação-seguro para itens congelados, e organizar itens de modo que os produtos químicos não são colocados no mesmo saco que itens de alimentos. As tarefas de empacotamento são por vezes realizadas por aqueles em serviço de caixa.

Descarregar Caminhões e prateleiras

Os empregados de armazém descarregam os produtos dos camiões de entrega e organizam-nos no armazém de um supermercado. Quando o inventário nas prateleiras está ficando baixo, eles transferem itens do armazém para armazenar prateleiras. Em alguns casos, os funcionários de estoque podem ser responsáveis por encomendar remessas de produtos. Eles também periodicamente fazem o inventário de uma loja, contando cada tipo de produto no armazém e nas prateleiras da loja. Os empregados de Stock podem trabalhar turnos nocturnos porque é mais fácil cumprir as suas funções quando não há clientes na loja.

Funções De Limpeza

Os supermercados dependem de funcionários que executam tarefas de limpeza para manter as lojas limpas e organizadas. Enquanto as grandes lojas podem empregar um contínuo a tempo inteiro, as tarefas de limpeza em lojas menores são frequentemente realizadas por outros trabalhadores, como caixas e empregados. As tarefas de limpeza incluem limpar casas de banho, varrer e limpar o chão, e lavar janelas. Os trabalhadores também são, por vezes, obrigados a limpar o lixo de áreas ao ar livre, como o estacionamento, e para recolher e organizar carrinhos de compras.

Dicas para conseguir emprego no Brasil após a reforma trabalhista

Nos últimos anos, o Brasil vem sofrendo uma recessão econômica e um programa de austeridade do governo. Mesmo assim, o Brasil tem a oitava maior economia do mundo, por isso que há trabalhos para aqueles que se qualificam. Os estrangeiros que desejem trabalhar no Brasil terão de ter habilidades que não estão disponíveis no Brasil. Além disso, muitos trabalhos exigem, pelo menos, um conhecimento prático do português. Outra rota, se você não tem um conjunto de habilidades a demanda, é procurar a residência permanente, isso lhe dará o direito a trabalhar legalmente no Brasil.

Um cidadão brasileiro não que queira trabalhar legalmente no Brasil, primeiro você terá que obter um visto de trabalho. Isso exige a apresentação de um contrato de trabalho assinado e vários documentos com o Ministério do Trabalho e Emprego (Ministério do Trabalho e Emprego), por parte do empregador.

A legislação brasileira exige que as empresas contratem brasileiros, primeiro, sempre que possível, e provar que não foi possível encontrar um brasileiro competente, antes de contratar um estrangeiro. Por causa dos custos e da burocracia envolvidos no processo, as empresas brasileiras tendem a evitar o emprego de estrangeiros. No entanto, há setores em que a contratação de estrangeiros é comum, e as multinacionais que operam no Brasil podem ser opções viáveis.

Devido às dificuldades envolvidas para assegurar o trabalho legalmente, muitos estrangeiros trabalham “fora do livro” no Brasil. Os trabalhadores ilegais, muitas vezes têm de aceitar um salário menor do que os trabalhadores legais, e não recebem certos benefícios que são imprescindíveis, como um seguro de saúde, além disso, se houver alguma disputa com o empregador, o trabalhador ilegal não terá nenhum recurso prático.

Setores e cidades com potencial

Historicamente, a economia do Brasil tem dependido sobretudo da agricultura e da mineração. Hoje em dia também existe um setor industrial em crescimento, em que as indústrias aeroespacial, automotiva e de processamento de alimentos e bebidas ocupam um lugar de destaque. O turismo e o desenvolvimento imobiliário são componentes importantes em algumas áreas geográficas. Há também grandes reservas de petróleo e gás natural ao largo da costa sudeste do Brasil, estimulando a exploração e a extração (mas ainda não refinado). As finanças e telecomunicações são áreas de crescimento, e estão realizando investimentos em pesquisa aeroespacial, nanotecnológica, saúde e energia. Também há oportunidades disponíveis na produção de etanol e a exploração de petróleo em águas profundas.

Oportunidades de emprego para estrangeiros

As oportunidades de emprego para estrangeiros que existem principalmente para pessoas bem-educadas nos campos técnicos. Os profissionais em engenharia, gestão ambiental e tecnologia da informação podem encontrar trabalho no Brasil. O desenvolvimento da extração de petróleo em alto mar também tem criado postos de trabalho para aqueles com experiência em plataforma de petróleo. Os profissionais médicos também são escassos em muitas áreas.Outra rota para aqueles que têm experiência em educação é concorrer em escolas internacionais. Estas são escolas privadas, muitas vezes afiliadas da igreja, primárias e secundárias que oferecem uma educação de bacharelado internacional para os filhos dos ricos. Os falantes nativos de inglês e, muitas vezes, se buscam, para o pessoal docente. Os professores, geralmente, devem ser certificados pelo conselho e ter um mínimo de dois anos de experiência. Estas escolas estão localizadas em várias cidades grandes do Brasil.