Nos últimos anos, o Brasil vem sofrendo uma recessão econômica e um programa de austeridade do governo. Mesmo assim, o Brasil tem a oitava maior economia do mundo, por isso que há trabalhos para aqueles que se qualificam. Os estrangeiros que desejem trabalhar no Brasil terão de ter habilidades que não estão disponíveis no Brasil. Além disso, muitos trabalhos exigem, pelo menos, um conhecimento prático do português. Outra rota, se você não tem um conjunto de habilidades a demanda, é procurar a residência permanente, isso lhe dará o direito a trabalhar legalmente no Brasil.
Um cidadão brasileiro não que queira trabalhar legalmente no Brasil, primeiro você terá que obter um visto de trabalho. Isso exige a apresentação de um contrato de trabalho assinado e vários documentos com o Ministério do Trabalho e Emprego (Ministério do Trabalho e Emprego), por parte do empregador.
A legislação brasileira exige que as empresas contratem brasileiros, primeiro, sempre que possível, e provar que não foi possível encontrar um brasileiro competente, antes de contratar um estrangeiro. Por causa dos custos e da burocracia envolvidos no processo, as empresas brasileiras tendem a evitar o emprego de estrangeiros. No entanto, há setores em que a contratação de estrangeiros é comum, e as multinacionais que operam no Brasil podem ser opções viáveis.
Devido às dificuldades envolvidas para assegurar o trabalho legalmente, muitos estrangeiros trabalham “fora do livro” no Brasil. Os trabalhadores ilegais, muitas vezes têm de aceitar um salário menor do que os trabalhadores legais, e não recebem certos benefícios que são imprescindíveis, como um seguro de saúde, além disso, se houver alguma disputa com o empregador, o trabalhador ilegal não terá nenhum recurso prático.
Setores e cidades com potencial
Historicamente, a economia do Brasil tem dependido sobretudo da agricultura e da mineração. Hoje em dia também existe um setor industrial em crescimento, em que as indústrias aeroespacial, automotiva e de processamento de alimentos e bebidas ocupam um lugar de destaque. O turismo e o desenvolvimento imobiliário são componentes importantes em algumas áreas geográficas. Há também grandes reservas de petróleo e gás natural ao largo da costa sudeste do Brasil, estimulando a exploração e a extração (mas ainda não refinado). As finanças e telecomunicações são áreas de crescimento, e estão realizando investimentos em pesquisa aeroespacial, nanotecnológica, saúde e energia. Também há oportunidades disponíveis na produção de etanol e a exploração de petróleo em águas profundas.
Oportunidades de emprego para estrangeiros
As oportunidades de emprego para estrangeiros que existem principalmente para pessoas bem-educadas nos campos técnicos. Os profissionais em engenharia, gestão ambiental e tecnologia da informação podem encontrar trabalho no Brasil. O desenvolvimento da extração de petróleo em alto mar também tem criado postos de trabalho para aqueles com experiência em plataforma de petróleo. Os profissionais médicos também são escassos em muitas áreas.Outra rota para aqueles que têm experiência em educação é concorrer em escolas internacionais. Estas são escolas privadas, muitas vezes afiliadas da igreja, primárias e secundárias que oferecem uma educação de bacharelado internacional para os filhos dos ricos. Os falantes nativos de inglês e, muitas vezes, se buscam, para o pessoal docente. Os professores, geralmente, devem ser certificados pelo conselho e ter um mínimo de dois anos de experiência. Estas escolas estão localizadas em várias cidades grandes do Brasil.
Comentários