Atacadão é um hipermercado Brasileiro. Foi criada por Alcides Parizotto e, em seguida, tornou-se propriedade da Família Lima e dos executivos Farid Curi e Herberto Uli Schmeil. Em 2007, foi comprado pelo Carrefour por R$ 2,2 bilhões de Reais. Em 2010, a empresa conta com 102 lojas e 7 centros de distribuição em 26 estados brasileiros. Para 2021, a meta é crescer ainda mais do que já expandiram em 2020 – isso já se justifica pelo portal Atacadão Trabalhe Conosco que está abrindo vagas para emprego em várias categorias e unidades da rede atacadista.
Atacadao é a rede de distribuição dos fornecedores do Grupo Carrefour Brasil. Líder neste segmento, opera 187 lojas em todo o Brasil e 28 Centros de atacado no final de 2019. Suas vendas brutas para 2019 foram cerca de 42 bilhões de reais.
A empresa compete com Assaí Atacadista, agora propriedade da GPA, Roldão e Makro. A Atacadão também dirige hipermercados em 2012 para a Colômbia, Argentina e Marrocos, onde está presente junto com sua empresa-mãe Carrefour.O Grupo Carrefour Brasil assinou um acordo com a Makro Atacadista SA para adquirir 30 lojas de Cash & Carry no Brasil, acelerando a expansão de seu crescente formato Atacadão.
Crescimento da rede Atacadão no Brasil
A aquisição envolve 30 lojas (incluindo o imóvel de 22 delas, que são totalmente propriedade, e outras 8 lojas alugadas) e 14 postos de gasolina, localizados em 17 estados em todo o Brasil1. A transação é avaliada em 1,95 bilhões de reais 2, a ser pago em dinheiro.
As 30 lojas, totalizando 165.000 metros quadrados de área de vendas, publicaram vendas brutas de cerca de 2,8 bilhões de Reais em 2019 e oferecem forte complementaridade geográfica com a rede Atacadão existente. A aquisição permitirá à Atacadão expandir sua presença, principalmente no estado densamente povoado do Rio de Janeiro (7 lojas) e na região Nordeste (8 lojas). As novas lojas irão adicionar à rede existente da Atacadão de 187 lojas, enquanto a empresa também continua o seu forte crescimento orgânico.
O Carrefour planeia converter estas lojas para a sua bandeira do Atacadão durante os 12 meses seguintes ao encerramento da transação. Assim, os clientes poderão beneficiar dos preços e da oferta da Atacadão e dos serviços financeiros bem sucedidos do Grupo Carrefour Brasil.
Com base no modelo Atacadão, o Carrefour espera que as vendas aumentem mais de 60% e que a estrutura de custos seja otimizada, permitindo atingir gradualmente níveis de rentabilidade próximos dos da rede Atacadão existente.
Alexandre Bompard, Presidente e CEO do Carrefour Group, declarou:
“Esta transação é a mais significativa mudança do Carrefour Group no Brasil desde a aquisição da Atacadão em 2007. Sublinha o nosso forte compromisso em expandir os nossos formatos de crescimento, em linha com o plano de transformação Carrefour 2022. Com esta transação, ampliamos ainda mais a nossa presença no mercado brasileiro, o segundo maior do grupo depois da França.”
Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, acrescentou: “esta transação representa um acelerador de crescimento para Carrefour no Brasil. Com esta aquisição, a Atacadão reforçará sua pegada e consolidará ainda mais sua presença no Brasil. Combinado com o nosso ritmo de crescimento orgânico, com 20 novas lojas da Atacadão abertas em 2019, esta aquisição corresponde a um ano e meio de expansão e é um passo significativo para o Grupo Carrefour Brasil.”
O fechamento da transação continua sujeito a certas condições usuais, nomeadamente o Acordo dos proprietários das propriedades arrendadas e a aprovação pelo CADE, a autoridade anti-corrupção brasileira.
A sociedade manterá os seus acionistas e o mercado em geral informados da conclusão da transação.
Sobre O Grupo Carrefour
Com uma rede multi-formato de mais de 12.000 lojas em mais de 30 países, o Carrefour é um dos principais varejistas de alimentos do mundo. O Carrefour registou vendas brutas de 80,6 mil milhões de euros em 2019. Tem mais de 360 mil funcionários que ajudam a tornar Carrefour o líder mundial na transição alimentar para todos, proporcionando a todos o acesso a alimentos de alta qualidade e acessíveis todos os dias, não importa onde estejam.
O Grupo Carrefour Brasil é o maior varejista do Brasil e opera mais de 690 pontos de venda. Com vendas brutas de R$ 62 bilhões em 2019 e mais de 87.000 funcionários, Carrefour é um dos maiores empregadores privados do país.
Comentários