O que já se sabe sobre Carnaval em SP novas datas?

O que já se sabe sobre Carnaval em SP novas datas? 

Os tradicionais carnavais em grandes capitais brasileiras, como Salvador, Rio de Janeiro e, claro São Paulo vão ser bem diferentes em 2021. Por conta da pandemia de covid 19, as prefeituras e governos estaduais das cidades resolveram chegar a uma acordo e postergar as comemorações, que são feitas tradicionalmente entre fevereiro e março. Mas o que já se sabe sobre o Carnaval em SP novas datas até o momento? 

Muito se especulou e foi debatido, mas o Carnaval em SP novas datas está previsto para julho de 2021. A escolha da data foi feita em conjunto com a prefeitura de Salvador. Agora, as duas capitais aguardam a confirmação de outra capital, que conta com um grande potencial turístico no carnaval: Rio de Janeiro. 

Por enquanto, a organização carioca do evento afirma que está aguardando mais informações sobre a distribuição da vacina contra a covid19 no Brasil. Além disso, alguns outros problemas podem surgir, como a falta de exportação de materiais para a confecção de fantasias, que normalmente é feita pela China. 

Linha do tempo sobre a decisão do Carnaval em SP novas datas: 

Em julho de 2020, a Prefeitura de São Paulo anunciou o adiamento do Carnaval de rua e dos desfiles das escolas de samba em 2021. A nova data ainda não tinha sido definida na época, em especial a dos desfiles. 

A Liga das Escolas de Samba de São Paulo tinha proposto para a prefeitura que a data fosse adiada para maio ou julho, algo que realmente aconteceu, em conjunto com a

prefeitura de Salvador. De acordo com os representantes da Liga, essa data seria ideal para que as escolas tenham tempo para se prepararem. 

Ainda sim, a expectativa é de que o Carnaval do próximo ano, em 2021, seja bem diferente do que todos estão acostumados. Mesmo com a disponibilização da imunização para o novo coronavírus e a covid19, é provável que as aglomerações sejam evitadas ao máximo. 

Sobre o Carnaval de rua, a Prefeitura de São Paulo afirmou que a reorganização de datas leva menos tempo do que os desfiles. Em torno de dois ou três meses, já é possível reagendar os tradicionais bloquinhos. 

Essa festa do Carnaval precisa de uma certa estrutura, como o bloqueio de vias públicas, divulgação de desvios, mobilização de policiais militares e contratação de banheiros químicos, por exemplo. 

Histórico do Carnaval em São Paulo 

Em 2020, o Carnaval de São Paulo bateu recordes! Cerca de quinze milhões de pessoas foram às ruas e participarem de mais de 600 blocos. 

A Prefeitura investiu R$36,6 milhões de reais para a realização das festas e conseguiu um retorno financeiro grandioso, de R$2,3 bilhões de reais. 

A festa não é só marcada pelo samba na capital paulista. Atualmente, ela conta com uma diversidade de pessoas e de músicas, que vai do frevo, passa pelo maracatu, rock, rap e jazz. Isso sem contar os ritmos populares, como funk, sertanejo e axé! 

Mesmo com tanto sucesso, o Carnaval de São Paulo ainda tem episódios de violência: em 2020, duas pessoas morreram. Ocorrências de roubos e furtos também foram comuns.

 

You may also like...